A grana está curta? Não sabe mais o que fazer para ganhar dinheiro? Até gostaria de abrir um negócio, mas não tem como investir? Então, continue lendo esse artigo!
Se tem uma coisa que, independentemente de crise ou não, as pessoas não deixam de fazer, é comer. E a pandemia é a prova disso.
Muitos por falta de tempo, não gostarem ou não saberem, tiveram até que apelar para comida pronta. Só que, restaurante todo dia não é para qualquer bolso. Com isso, ponto para as marmitas, ou quentinhas!
Pois é, o mercado de quentinhas não tem do que reclamar, pois a demanda é muita e ainda tem lugar para quem quiser se aventurar nessa área.
Na verdade, a venda de quentinha salvou muita gente desempregada, e o que não faltou na pandemia foi criatividade na hora de oferecer quentinha, valendo tudo, fitness, vegana, no pote, congelada, enfim, só o céu e o estômago é o limite.
E aí, animado para ganhar dinheiro vendendo marmita?
Um bom negócio com baixo investimento
Primeiramente, vale saber que um dos segmentos que melhor reagem à crise econômica sempre é o de comidas populares, por isso, vender marmita, ou quentinha, pode ser o que você precisa para mudar de vida. E o melhor? É uma opção de negócio de baixo investimento, e que tem um grande potencial de lucro a curto prazo, o que é muito raro.
Pois é, ganhar dinheiro vendendo marmita é um dos negócios mais rentáveis no segmento de alimentação, porém, como qualquer negócio, exige também um bom planejamento.
Confira alguns pontos a considerar antes de abrir seu negócio de vendas de marmita.
1 – Planejamento e modelo do negócio
Como foi dito, planejar é o primeiro passo, e o mais importante, para quem deseja abrir qualquer negócio, mesmo até que ele não seja um modelo tão complicado.
É preciso, primeiramente, definir a estrutura, já sabendo que existem dois tipos, para quem pretende vender em um endereço fixo ou através de um sistema delivery.
Certamente, para quem optar por ter um endereço fixo, o investimento inicial será mais alto, já que terá que alugar um espaço para atendimento aos clientes, investir em mobiliário e outros itens que irão encarecer todo o processo, sem falar em toda parte burocrática do negócio, desde alvarás e licenças de diversos órgãos.
Já, quem optar pelo sistema delivery, com certeza, não precisará contar com muito investimento, só irá precisar contar com um local onde irá preparar a comida, o que pode ser na própria casa.
Quanto ao lucro, vale ter em mente que, geralmente, a margem de lucro ao vender marmita costuma ficar na faixa dos 25%, para quem trabalha com um ponto alugado, contando com funcionários e toda uma estrutura. Já quem vende marmitas em casa, o lucro pode chegar até 40% do valor faturado. Isso porque quem trabalha em casa terá custos muito menores para funcionar.
As entregas podem ser feitas usando uma bicicleta ou moto, o que também não requer grandes investimentos.
Por isso, podemos afirmar que esse é um negócio de baixo investimento e com lucros à curto prazo, desde que tudo seja muito bem planejado.
2 – Analise a concorrência e a demanda
É fundamental fazer uma pesquisa de campo, ou seja, se existe uma boa demanda por marmitas, ou quentinhas, justamente, para saber se vale a pena montar o seu negócio nesse local.
Por exemplo, regiões com muitos prédios em construção costuma ter boa demanda, mas aí o tipo de quentinha precisa ser mais direcionada, nada de cardápio fit ou vegano, por exemplo.
Não esqueça de analisar a concorrência, que é fundamental para poder oferecer um diferencial, ou mesmo, preencher brechas ou falhas que identificar.
Dica: as redes sociais são ótimas para descobrir possíveis falhas e crechas da concorrência e o que o público deseja.
3 – Busque um diferencial competitivo
Hoje não basta mais oferecer uma comida deliciosa, é preciso, também, ter um diferencial. Nesse sentido, vale apostar em marmita no pote, marmita fit, vegana, ou ofereça sucos e sobremesas (tentadoras), em pequena quantidade, para abrir mais um leque de possibilidades. Por exemplo, um brigadeiro diferente, e se o cliente se apaixonar, com certeza, vai passar a comprá-los em maior quantidade.
4 – Considere a localização
Se pretende optar pelo modelo de venda de quentinhas em uma loja, saiba que a localização é fundamental, sendo o ideal em regiões comerciais ou com muitos novos empreendimentos sendo erguidos.
Por outro lado, se o modelo for delivery, não é preciso se preocupar tanto com o ponto, só em poder garantir a entrega rápida, portanto, a dica é não oferecer para lugares muito distantes.
Mas, caso decida trabalhar com quentinhas congeladas, aí então, não há limite geográfico, bastando cobrar valores de entrega diferenciados, dependendo da distância.
5 – Planeje o cardápio
Um dos maiores segredos em ter sucesso vendendo marmita, é definir um nicho e, a partir dele, um cardápio, que seja simples e rápido de preparar.
Por exemplo, se optar por trabalhar com comida fit, procure não oferecer muitas opções a princípio, para não dificultar o prazo de entrega.
6 – Tenha bons fornecedores
Sem dúvida, uma das dicas mais importantes, e para todo mundo que trabalha com alimentação, é saber onde comprar os ingredientes do cardápio, garantindo produtos frescos, de qualidade e com bom preço, para conseguir uma margem de lucro mais alta.
Não caia em armadilhas comprando em supermercados próximos, procure algum Mercado Municipal ou algo desse tipo, onde irá encontrar produtos diretamente do produtor.
7 – Aposte no bom atendimento
Não são poucas as pessoas que desistem de comprar algum produto ou serviço por conta de um péssimo atendimento. Não basta só caprichar nas quentinhas, é preciso agradar os clientes.
Procure não demorar a entregar, caso aconteça, ofereça um agrado, um brigadeiro, algo do tipo para qe o cliente não fique frustrado. Mas cuidado para não atrasar novamente.
Facilite a forma de pagamento e o contato, vale usar as redes sociais, o WhatsApp, aliás, é uma tendência cada vez mais utilizada no comércio.
8 – Divulgue seu negócio
Por fim, mas nem por isso menos importante: divulgue seu negócio.
Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio.
Hoje em dia não há como fugir, para ganhar dinheiro vendendo marmita é preciso apostar em propaganda, como panfletos, ímãs de geladeira e, principalmente, redes sociais.
As redes sociais, atualmente, se tornaram o melhor canal de vendas, por isso, invista em uma página, poste fotos bonitas de seu cardápio, consiga seguidores, ofereça um conteúdo relevante, com dicas e receitas, promova seu conteúdo, enfim, apareça e mostre seu serviço.
Hoje, com as redes sociais, é possível, de um dia para o outro, conseguir uma infinidade de clientes. Por isso, antes de começar a postar, esteja preparado para a demanda.
E é isso, agora você já sabe como ganhar dinheiro vendendo quentinhas, o resto é com você. Por isso, ponha seu avental, sua touca, arregace as mangas e… mão na massa!